Oi pessoal, tudo bem?

Eu já contei aqui pra vocês que comecei a pedalar em janeiro né?!

Por causa do joelho, eu precisava de um esporte sem muito impacto e que me ajudasse a fortalecer os membros inferiores, então busquei o ciclismo e encontrei nesse esporte, vários outros benefícios que vou contar pra vocês agora.

Conhecida como bike, camelo ou magrela, andar de bicicleta, além de ser divertido e saudável é um veículo de transporte que não polui o meio ambiente.

bicicleta e meio ambiente

Vamos aos benefícios:

1) Faz bem a saúde, queima calorias e tonifica as pernas

Andar de bicicleta é uma boa maneira de queimar calorias sem uso de esforço extremo. “Pedalando 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus aos problemas decorrentes ao sedentarismo”, aponta o médico do esporte Ricardo Nahas. Ao mesmo tempo que trabalha os membros inferiores, estimula a contração do abdômen e fortalece as costas e o bumbum.

2) Funciona como meio de transporte e alivia o estresse

Muitas pessoas usam a bike apenas no fim de semana como uma atividade de lazer e entretenimento, porém ela também pode ser usada como meio de transporte, evitando congestionamentos no transito e consequentemente o estresse.

Ao manter contato com a natureza e o ar fresco, você vai relaxar e melhorar a sua aptidão física. Concentre-se no pedal e na paisagem e isso bloqueará todos os seus pensamentos negativos, aliviando o estresse e a ansiedade.

3) Protege o coração e melhora a frequência cardíaca

A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que é uma atividade aeróbica e de resistência muscular.

Essa atividade diminui os riscos de problemas cardíacos, diabetes e até câncer. Regula a pressão arterial e reduz significativamente as chances de sofrermos um ataque cardíaco.

Gordinha pedalando

4) Oferece baixo impacto

Quando caminhamos ou corremos, todo o nosso peso é jogado sobre as penas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo. “Por isso a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso” diz Ricardo.

5) Mantém as articulações saudáveis

Por ser um exercício de baixo impacto como mencionado acima, andar de bicicleta é uma atividade que reduz o atrito e a carga sobre as articulações. As chances de lesão são mínimas. Se você tem problemas nos joelhos, não tenha dúvida de que ciclismo é o exercício ideal e pode ajudá-lo.

6) Baixo custo de manutenção e promove a sensação de liberdade

A manutenção da bicicleta é baixíssima. São apenas pequenos reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizado pelo próprio usuário, pois não exigem grande conhecimento sobre o assunto. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, o que ocorre uma vez por ano.

Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta.

Beneficios-da-Bicicleta

Benefícios do pedal

pedaladinha

Se você está com uma bicicleta parada na garagem, chama o namorado, o esposo, o filho para pedalar e me diga como foi a sua experiência.

Além de todos esses benefícios citados acima, ainda promove a união e qualidade de tempo com sua família e amigos.

Vamos pedalar?!

Beijo pra vocês!

Jennifer Paula

Email: jmpaula21@gmail.com

IG: @jmpaula21

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