Neste Blog, já abordamos as causas de inchaço de pernas e alteração hormonal tendo como causa base o excesso de peso, mas outros problemas também podem aparecer devido ao excesso de gordura no corpo, como os problemas de pele.

Cabelos e unhas também podem ser prejudicados pela falta de hábitos saudáveis.

É importante destacar que qualquer pessoa com 20% a mais do peso ideal já é considerada obesa, e esse aumento de peso certamente vai interferir na pele.

Como já falamos em outro post, o excesso de peso atrapalha o transporte de hormônios, o que leva a mudanças dos níveis de importantes hormônios sexuais. Isso já é suficiente para causar aumento na oleosidade da pele, surgimento de espinhas (acne) e até mesmo um aumento na quantidade de pelos. As micoses também são comuns nas áreas de dobras da pele em pessoas acima do peso, pois o excesso da pele pode causar um ambiente úmido e abafado, ideal para a proliferação de fungos.

Os problemas com os cabelos nos pacientes com sobrepeso ocorre exatamente devido ao excesso de peso, já que a alimentação rica em gordura aumenta os níveis de colesterol e produção de sebo pelas glândulas sebáceas com consequente excesso de oleosidade no couro cabeludo, que explica muitos casos de queda capilar, pois o folículo fica selado, ou entupido pela oleosidade e isso ocasiona um encarceramento do cabelo. Por esse motivo, a calvície, ou queda de cabelo, pode ser causada ou agravada pelo excesso de gordura.

Doenças de Pele agravadas pelo excesso de peso

  • Linfedema ( relacionado ao inchaço das pernas)
  • Psoríase ( Agravado pelo excesso de peso)
  • Insuficiência venosa crônica ( relacionado ao inchaço das pernas)
  • Síndrome da resistência à insulina ( relacionado à alterações hormonais)
  • Celulites
  • Flacidez de pele
  • Infecções da pele que incluem infecções fúngicas
  • Hiperceratose relativa à planta do pé (as famosas rachaduras, que podem ter causas hormonais)
  • Queratose pilar bolinhas ásperas no local de saída dos pelos do corpo)
  • Acantose Nigricans (escurecimento da pele em região de dobras como pescoço, virilha, mãos)

Todos os problemas acima podem ser tratados por especialistas nos cuidados da pele. A oleosidade e acne é tratada através de peelings e formulações tópicas e orais específicas para cada paciente, respeitando a causa do problema, que pode ser hormonal, sem esquecer da influência dos hábitos alimentares. Existem no mercado, inúmeros ativos já consagrados no tratamento e controle da acne, sendo, em alguns casos, necessário a associação destes com recursos fototerápicos para um resultado mais rápido. O uso destes recursos associados também mostram ótimos resultados em cicatrizes de acne ou manchas decorrentes de uma acne antiga.

No próximo post falaremos da Acantose Nigricans, que é uma queixa recorrente das pacientes com sobrepeso, relacionada à disfunções metabólica, aparecendo na pele como uma mancha escura no pescoço, nuca, virilha. Continue nos acompanhando e saiba como tratar esta disfunção.

Pele-oleosa-mista

Até nosso próximo post!

Mariana Lanat

Dermato funcional

mariana@marianalanat.com

061 83851125

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here